Com a chuva a dar-nos tréguas, na quarta feira, caminhamos com direção ao parque da Mata de Alvalade. Um parque totalmente novo para descobrirmos em grupo!
Ao chegarmos à mata logo começou o nosso deslumbramento: há árvores que são maiores do que outras, há folhas no chão e muitos paus. Tantos materiais para integrarmos na nossa área das ciências!
Ainda que tenhamos gostado muito de observar a paisagem, é claro que explorar o parque foi a nossa maior diversão...
Baloiços prontos a ajudarem-nos a ver o céu mais de perto ...
... Um carrossel que gira tão rápido que nos convida a superar os nossos medos ...
... Uma montanha que escalamos e que nos ajuda a encontrar o sorriso alegre da Paty ...
... um escorrega cheio de encantos e de aventuras.
Foi uma manhã destinada a grandes explorações e muitas interações. Uma manhã de superações de medos e de desafios; de descobertas motoras e materiais; de pormenores e de altivez.
E se a manhã de quarta feira foi de grande animação, a manhã de sexta feira foi dedicada a uma grande exploração.
A manhã de sexta feira começou com alguma chuva, mas rapidamente o sol se fez descobrir e se preparou para nos acompanhar na nossa visita à Quinta Pedagógica dos Olivais.
Saímos com o propósito de contactar com a natureza e de ver os animais, mas as corridas livres e puras, as atitudes de cooperação e o espírito de entreajuda apresentaram-se aqui em todo o seu esplendor.
Saímos com o propósito de contactar com o mundo natural e de conhecer a comunidade, mas as relações com os nossos pares também foram fortalecidas com grande afinco.
As duas saídas desta semana, mais do que momentos privilegiados de contacto e conhecimento sobre os espaços naturais, foram momentos privilegiados de socialização. De facto, o contacto com o ar livre e com espaços amplos promovem em grande escala as relação interpessoais. Não obstante, sair conjuntamente com outras salas da nossa escola, com pares que integram o nosso quotidiano e que nos são tão queridos, acrescenta-nos enquanto pessoas e enquanto cidadãos. A construção do conhecimento é, sem dúvida, "um processo fundamentalmente social e interativo, ou seja, tem de ser construído com os outros e num dado contexto social" (Vala & Guedes, 2015, p.53).
Na nossa escola saímos muitas vezes e fazêmo-lo, porque acreditamos que estas saídas nos enriquecem culturalmente e enquanto grupo!
Referências bibliográficas:
Folque, M.A., Bettencourt, M. & Ricardo, M. (2015). A prática educativa na creche e o modelo pedagógico do MEM, Escola Moderna, 3, 13-34.
Vala, A. & Guedes, M. (2015). A importância das interações na construção das aprendizagens, Escola Moderna, 3, 53-63.
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