quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Vamos vindimar?

Pelas mãos da Ana e do João, pais do P., chegaram à nossa sala cinco baldes de uvas e uma banheira. "Uvas? O que é que vamos fazer com elas?", rapidamente nos questionamos perante tamanha curiosidade.

"Vamos vindimar!", responderam-nos os pais do P., que logo nos explicaram que com as uvas conseguimos fazer sumo de uvo ou vinho.




Pusemos mãos à obra e demos início às vindimas no nosso recreio!

Começamos por retirar as uvas dos cachos e, finda esta árdua tarefa, juntámo-las todas numa banheira.





Mas a melhor parte ainda estava para vir: aos pares entramos para a banheira e pisamos as uvas com os nossos pés! Houve quem o quisesse fazer e também houve quem optasse por observar ...Todas estas opções foram valorizadas e respeitadas, porque todas elas são formas de participação.



Depois das uvas bem pisadas, os pais do P. mostraram-nos que devemos verter o sumo para um pano e espremê-lo para um jarro. Assim, as graínhas não passam para o sumo. E que delicioso que estava este sumo!



Com tantos cachos de uvas à nossa disposição e toda uma manhã dedicada a esta exploração claro que este processo se repetiu muitas vezes. E se da primeira vez houve quem muito estranhasse, das vezes que se seguiram sentimo-nos verdadeiros vindimadores!

Uns optaram por retirar as uvas dos cachos ...




Outros preferiram pisar as uvas e, agora, até amassar ...



Outros escolheram lavar a loiça e, claro, brincar com a água...



Outros optaram por explorar as uvas e os cachos ao pormenor ...



Cada um com a sua forma de participação, porque participar significa decidir o modo como nos pretendemos envolver nas atividades e as explorações que queremos realizar. Participar é um direito da criança que só se concretiza na liberdade de escolha.

Participar no quotidiano de vida da escola é, também, um direito de todas famílias e quando abrimos as portas da nossa sala somos presenteados com experiências tão enriquecedoras. Experiências que trazem o mundo natural até nós na impossibilidade de nós podermos ir até ele. Experiências que estreitam os laços entre as famílias e todas as crianças do grupo. Experiências que fortalecem as relações entre a família e a escola. Experiências que nos ajudam a reconstruir cooperadamente a cultura que integramos.


OBRIGADA, João e Ana! 
Estamos todos de pés sujos e de coração (muito) cheio.


2 comentários:

  1. Parabéns a todos:educadora,crianças e família! Juntos para partilharem o que de mais valioso se pode ter: afetos, valores e tradiçoes.Quando assim é tudo faz mais sentido!

    ResponderEliminar
  2. Que dia tão rico! Obrigada a todos por esta partilha! O Artur adorou a experiência. :)

    ResponderEliminar