quarta-feira, 14 de novembro de 2018

"São romãs do meu jardim"

Ao entrar na sala, logo pela manhã, o Af. brindou-nos com um saco cheio de surpresas.
"São romãs", disse. "E estas são as folhas das romãs. Eu quero fazer uma pintura com elas", continuou.


Enquanto comunicava a sua partilha, o Af. contou-nos que as árvores das romãs se chamam romãzeiras. Havia, contudo, quem discordasse desta afirmação. Decidimos, por isso, pedir ajuda a outras salas para encontrarmos a resposta para esta nossa dúvida. Descobrimos que estas árvores se chamam mesmo romãzeiras.



De regresso à sala, e como verdadeiros pintores que somos, seguimos a proposta do Af. e pintamos com as folhas das romãzeiras. Para fazer esta pintura decidimos usar as cores que observamos nas romãs: roxo, amarelo, vermelho e castanho.





Enquanto estas descobertas se iam construindo, uma nova dúvida nos surgiu: Como é que é a romã por dentro? Decidimos, então, abrir as romãs para encontrarmos a resposta a esta nossa dúvida e ao fazê-lo muitas aprendizagens construímos.

"É para comer." (Ma.)
"A casca não se come." (P.)
"É vermelha." (G.)
"Tem graínhas." (Af.)



O percurso que vivemos foi de tal forma significativo e importante para todos nós que quisemos partilhá-lo com os nossos pares de outras salas.



Na nossa sala, as partilhas das famílias surgem com grande fluência. São partilhas que nos desafiam, que nos alimentam, que nos sossegam e que nos alegram. São partilhas que constroem o currículo. São partilhas valorizadas socialmente. São partilhas que nos formam e reformam. São partilhas que se transformam em cultura de grupo.

Obrigado Af. e família por esta partilha tão boa!

3 comentários:

  1. Obrigado Carolina pelas partilhas que tem sabido suscitar (em nós e nos nossos filhos) com o seu permanente entusiasmo !

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo; a Carolina passa uma grande motivação para que estes projectos e estas descobertas surjam. É muito bom para as nossas crianças e para nós também. Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente! Um imenso entusiasmo,’as crianças adoram e os pais também! É tão bom abrir estes e-mails cheios de histórias e experiências dos nossos filhos. Obrigada ��

    ResponderEliminar