segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Os queques da Margarida

As manhãs de segunda feira são sempre de grande partilha. Contam-se as novidades do fim de semana, partilham-se fotografias, apresentam-se objetos. Neste momento em que a comunicação é a palavra de ordem surgem algumas propostas para atividades ao longo da semana.

"Fiz queques com o pai e a minha M.", conta M. sorridente ao apresentar-nos a fotografia que retrata este momento.
"E se fizessemos os queques do M.?", propus ao grupo.
"Sim!", responderam todos de forma muito entusiasta.


Decidimos, então, convidar a Margarida, mãe do M., para vir até à nossa sala ensinar-nos a fazer estes queques. Claro que a resposta da Margarida foi afirmativa e, por isso, numa manhã de quinta feira, brindou-nos com a sua companhia e com a sua experiência em fazer queques de maçã.


Para fazermos estes queques usamos os ingredientes necessários e, claro, a Bimby da Margarida.


Juntamos os ingredientes e enquanto a Bimby os triturava aproveitamos para untar as formas. Assim que a massa ficou pronta, a Margarida ajudou-nos a vertê-las nas formas.




Houve, contudo, quem não conseguisse resistir e logo aproveitou para provar a massa.




Chegada a hora do lanche foi tempo de provarmos os queques. Estavam deliciosos!

Obrigada Margarida por esta experiência gastronómica tão boa!

A educação em creche encontra-se intimamente relacionada com a participação ativa e o envolvimento significativo e sistemático das famílias na vida da escola. As atividades e projetos que acontecem em sala surgem, muitas vezes, de partilhas feitas em família. De facto, "o acompanhamento / regulação das crianças na sua descoberta do mundo e na apropriação da cultura são processos que se efetivam em diálogos constantes do/a educador/a com as crianças, com as famílias e com os outros profissionais que participam na vida do grupo" (Folque, Bettencourt & Ricardo, 2015, p.25). Em diálogos que nos acrescentam e nos desafiam enquanto grupo e enquanto seres sociais. Em diálogos que se revestem da cultura individual de cada um de nós e que se moldam e se aprofundam com a cultura dos nossos parceiros. A comunicação é, sem dúvida, a base da educação.

Referências bibliográficas:
Folque, M.A., Bettencourt, M. & Ricardo, M. (2015). A prática educativa na creche e o modelo pedagógico do MEM, Escola Moderna, 3, 13-34.

Sem comentários:

Enviar um comentário