sábado, 22 de dezembro de 2018

Oh! Oh! Oh! É Natal!

O Natal chegou à nossa sala! 

Chegou com partilhas, com novidades, com fotografias e, até, com alguns objetos.
Entrou na nossa sala todos os dias um bocadinho mais e apresentava-se em todas as reuniões da manhã. Não quis de lá sair: nem das reuniões da manhã, nem da nossa sala.

"Carolina, eu montei a árvore de natal", partilhou o A.
"Eu também já montei!", confidenciou a G.
"A sério? Olhem que máximo! E montaram a árvore de natal com quem?", perguntei eu.
"Com a mãe, com o pai e com a mana", responderam o A. e a G.
"Eu ainda não montei a minha árvore", intriga-se o M.
"Eu também ainda não montei a minha, M., não faz mal. Cada família monta a sua árvore quando pode. Tu vais montar a tua com os teus pais e com a tua irmã", respondi.

"Ar., o que é que trouxeste para partilhar connosco?", pergunto.
"É a minha árvore de natal", responde Ar. apresentando a fotografia da sua árvore.
"Uau! Está mesmo gira! Montaste a tua árvore este fim de semana?", comentei.
"Sim, com a mãe e com o Du.", partilhou Ar.
"Então e o pai?"
"O pai não quis!"

"Eu trouxe o presépio!", explica J. a todo o grupo na reunião da manhã, enquanto retira de um saco as diferentes figuras do presépio.
"O presépio? O que é que é o presépio?", desafiei.
"É o menino Jesus, o Belchior, o Baltasar e o ... ", respondeu J.
"Gaspar!", ajudei.
"Sim, eles levaram prendas ao meninos Jesus"

Entre partilhas, conversas e descobertas chegou com uma árvore de natal que decidimos construir na nossa sala, com rolos de papel higiénico, papéis que rasgamos e colorindo com canetas que tanto gostamos de usar para desenhar.




Entre diálogos e debates entrou na nossa sala e deixou-nos com uma dúvida:
"O que é que é o Natal?"
"É a árvore de Natal" (R.)
"É receber presentes" (P.)
"É o presente da patrulha pata." (M.)
"É a mãe Elisabetta que dá miminhos" (Mi.)
"É brincar com a mana." (L.)

E sendo presentes, porque os presentes nos ajudam a mimar os outros, chegou com um presente que decidimos oferecer às nossas famílias. Um presente que surgiu de uma dúvida, que ajudou a encontrar a resposta para a mesmas e que respondeu a um dos nossos maiores interesses: cozinhar!





E sendo os miminhos da família, chegou com a presença das famílias do J. e do V. na nossa sala. Chegou com os primos do J. que nos contaram uma história de natal e nos deram uma aula de surf. Chegou com a família do V. que nos ajudou a construir um presente de natal para levarmos para nossa casa.






E sendo Natal a todos desejamos que seja uma época de amor, de alegria, de afeto, de proximidade, de diversão, de conforto, de reflexão e de carinho. E sendo Natal a todos desejamos que os sonhos e desejos de cada um se realizem. E sendo Natal a todos desejamos um ...


FELIZ NATAL!

Sem comentários:

Enviar um comentário