domingo, 17 de fevereiro de 2019

Um saco de frutas ou um saco de surpresas?

A semana começava e mal sabíamos o que nos esperava.
O J. e a sua mãe Xana entraram pela nossa sala, na segunda feira de manhã, com uma surpresa para todos nós: um saco cheio de laranjas e uma caixa de uvas. Estas frutas haviam chegado a casa do J. pelas mãos dos seus avós e, por serem muito deliciosas, decidiram partilhá-las connosco.


Em grupo acordamos que comeríamos as uvas como sobremesa do almoço e que com as laranjas faríamos um sumo delicioso.


E porque os compromissos são para cumprir, pusemos mãos à obra, preparamos as nossas barrigas para o que aí viria e demos início a estes momentos de cultura alimentar.


Com um saco de laranjas tão cheio, e sabendo previamente que estas laranjas eram mesmo muito deliciosas, convidamos as salas da Marta B. e da Marta R. para fazerem o sumo connosco e para o provarem, também. Neste momento de confeção, as tarefas foram sendo distribuídas e, todos juntos, fomos ajudando a espremer as laranjas na máquina, a distribuir os copos de sumo, a deitar as cascas da laranja no lixo. No final, todos agradecemos entusiasticamente ao J. por esta partilha que nos deixou de paladar apurado.


Num currículo que é emergente, num contexto em que a criança e a sua família são entendidas como atores educativos as experiências e as aprendizagens constroem-se diariamente e em cooperação.

Obrigado J. e família por esta partilha digna de uma estrela Michelin!

Sem comentários:

Enviar um comentário